Para todos os cervanenses e seus descendentes espalhados pelo mundo

                       Noticias 2004

Voltar

 

 

Noticias de Póvoa de Cervães, extraídas do Jornal:

 

DEZEMBRO  2004

Passeio da 3ª idade

      No dia 10 de Novembro realizou-se mais um passeio de idosos. Fomos a Balazar, visitar a campa e a casa de Beata Alexandrina Maria da Costa.

      De tarde parámos em Matosinhos, no Santuário do Bom Jesus.

      O dia esteve bonito e foi muito bom o convívio de todos.

 

Mais um ano se passou e mais uma vez estamos a comemorar o dia dos Fiéis Defuntos. E como é tradição a nossa aldeia continua a ser visitada esse dia com os nossos familiares e amigos.

      DO PAÍS : Sr. Manuel Pais e seu filho Ricardo, Dr. Virgílio Cardoso e família, D. Lucilia V. Cabral, D. Celina Cabral e marido, Dr. Gil Cabral e esposa, Sr. Rolando Cabral e esposa, D. Manuela Lopes Mendes e marido, D. Belmira Rodrigues e família, D. Otilia Ferreira, Sr. Alberto Viegas, D. Ilda Maria Viegas e filho Daniel, Sr. António Silva, Sr. Mário V. Carvalho e família, Sr. Mário V. Carvalho e família, Sr. Padre Delfim Cardoso, Sr. Manuel Dias Pais e esposa, Sr. Mário Jorge S. Martins e familia, Sr. Paulo S. Martins e família.

      DO ESTRANGEIRO: jovem Ricardo B. Morais, D. Adelaide Abrantes e marido, D. Lourdes Ferreira da Silva, D. Elisa Dias e marido, D. Ana Paula Martins e família.

     Foram: Sr. Artur Andrade e esposa, D. Lourdes V. Teles e família, sr. Joaquim Coelho.

 

     Depois de terem estado nas vindimas em França já regressaram: Sr Valdemar Ferreira, Sr. António Pais Ribeiro, jovens Luís Carlos Rebelo e Pedro Miguel Azevedo.

 

     FALECIMENTO - Devido a doença prolongada acabou por falecer no dia2ldeOuwbmaD. Aurora Marques Abrantes. Paz à sua alma e as nossas condolencias as à família.

A farinha de Aurora de Jesus M. Abrantes agradece a todas as pessoas que se juntaram à sua dor e acompanharam até a sua última morada.

 

     - HOSPITAL -

Foi submetido a uma intervenção cirúrgica no Hospital de Viseu o sr. Mário Marques. Também estiveram internados Sr Manuel Pais e Ricardo Silva Pais. Desejamos rápidas melhoras.

 

NOVEMBRO  2004

CONSELHO PASTORAL

No dia 26 de Setembro houve reunião do Conselho Pastoral. Ocasião de rever e planear o novo período pastoral da paróquia, sobretudo na vivência do ano da Eucaristia.

CATEQUESE - No dia 26 de Setembro começou a catequese. A freguesia tem muito poucas crianças, mas no geral são cuidadosas na catequese. Que os pais continuem a apoiá-las.

BODAS DE PRATA

No dia 1 de Setembro celebraram as suas bodas de prata de casados António Dias Marques e Deolinda Marques Rodrigues.

Muitos Parabéns!

ESTIVERAM POR CÁ:

DO PAÍS: D. Olga Carvalho e marido, D. Celeste Carvalho, sr António H. Santos e esposa.

ESTRANGEIRO: sr. Artur Andrade e esposa e Dra. Encarnação Viegas Cabral.

 

HOSPITAL

Foi operada no Hospital de Viseu, 5. Teotónio, a D. Maria de Jesus Viegas. Desejamos rápidas melhoras.

 

OUTUBRO  2004

Povoa de Cervães

A nossa terra continua a ser visitada pelos nossos familiares e amigos, mais uma vez são os nossos emigrantes que vêm matar saudades da terra que um dia deixaram:

 

DO PAÍS: D. Belmira Rodrigues e família, Sr Manuel Pais e família, Sr António Sena Silva e família, D. Celina Alegre e família, Sr Mário V Carvalho e família, D. Celeste Pais e família, D. Regina Pais e filho, Sr António Tavares e família, Sr Alcides Nunes, Sr António Silva, Sr Rogério Teles e família, Sr Paulo Cardoso e família, D. Carla Sofia Delgado e marido, D. Belmira Marques Romão e família, Sr João D. Marques e família, Sr António Marques Rodrigues e família, Sr Nelson Marques Rodrigues e família, Sr Paulo Sena Martins e família, Sr Mário Jorge S. Martins e família, Sr Dr. Gil Cabral e família, D. Adelaide Lopes e família, D. Vitorina Lopes e marido, D. Celina Cabral e família, D. Lucília Cabral, D. Fátima Bernardino e família, Sr Laurentino Cabral e família, D. Maria de Fátima Cabral e marido.

 

DO ESTRANGEIRO: Sr Armando Matos e família, Sr Nelson Dias Marques, Sr Gabriel Nunes e família, Sr Celestino Pais e família, Sr António P. Almeida e família, D. Regina Lopes e família, D. Susana V. Teles e família, D. Amélia D. Martins e família, Sr João da Silva e família, Sr Carlos Cabral e família, Sr Miguel Angelo Ferreira e esposa, D. Lucinda Rodrigues e marido, jovem Luís Carlos Rebelo, D. Cristina Ferreira e família.

 

NO HOSPITAL: Depois de se encontrar internada no Hospital de Viseu já se encontra em sua casa a D. Maria José Oliveira. Desejamos rápidas melhoras.

Devido a uma queda fracturou uma costela a D. Darcília Oliveira. Desejamos rápidas melhoras.

 

CASAMENTOS: Realizou-se na nossa Igreja Paroquial no dia 31 de Julho o casamento da jovem Carla Alexandra Costa com Ricardo Santos. Parabéns e muitas felicidades para o novo casal.

Realizou-se na nossa Igreja Paroquial no dia11 Setembro o casamento da jovem Ana Maria Sena com Francisco Agostinho Amaral. Parabéns e muitas felicidades para o novo casal.

Em Mangualde realizou-se o casamento de Rui Nunes da Silva com Débora Inácio. Muitos parabéns.

 

BAPTIZADOS: Realizou-se na Igreja Paroquial de Santiago de Cassurrães, no dia 15 deAgosto, o baptizado do menino Rodrigo, filho da D. Estela Marques e do Sr Tiago Gonçalves.

E do menino Bryan Ferreira, filho da D. Susana Teles e do Sr Luís Ferreira.

Parabéns e muitas felicidades para os novos filhos de Deus.

 

SAÍDAS: Foram visitar as suas filhas e genro, à Bélgica, o Sr Aristides Viegas e sua esposa Maria Viegas.

Para a Alemanha foi a D. Darcília Oliveira. Para a Inglaterra, o Sr António Matos e esposa.

 

Passeio da 3ª Idade

No dia 31 de Agosto as pessoas da 3ª idade foram de romaria à Senhora da Lapa, passando pelo Senhor dos Caminhos e pela vila de Trancoso.

Foi um dia de convívio que agradou a todos.

 

AGOSTO/SETEMBRO 2004

FESTA DO PADROEIRO

No passado dia 20 de Junho uma comissão constituída para o efeito, organizou a festa em honra do nosso padroeiro. Pelas 13h, deu entrada na nossa aldeia a Banda de Musica de Vila Cova de Tavares, tendo percorrido as ruas da povoação.

Com a Igreja repleta de fiéis teve lugar a santa missa com a presença da Banda de Musica e dos Escuteiros de Santiago de Cassurrães.

Foi celebrante o Rev. padre Celestino, tendo a  homilia dissertado sobre a vida e obra deste santo. Seguiu-se a procissão, tendo-se incorporado cinco andores transportados em tractores lindamente engalanados, tendo percorrido as principais ruas da aldeia com acompanhamento de muito povo.

Terminadas as cerimónias seguiu-se no Largo dos Olivais urna parte recreativa com jogos tradicionais, rifas, comes e bebes, não faltando a sardinha assada.

A receita apurada teve como destino a amortização da divida do Centro de Dia. Á Comissão e a todos os que colaboraram aqui fica um profundo reconhecimento.

Foram mordornos: Rui Amaral, Joaquim Rodrigues, Cristina Melo, DarcíIia Oliveira, Deolinda Marques, Bruno CIáudio Nunes, João Morais e Sandrina Marques.

 

CONTAS:

 RECEITAS                                                DESPESAS

Ofertas -          2.390,55 euros                   Banda -                  600,00 euros

Quermesse -        61,85 euros                    Foguetes -            120,00 euros

Bar -                      51,85 euros                 Outras despesas - 271,75 euros

Total -              2.504,25 euros                  Total -                    991,75 euros

Parabéns aos mordomos e a toda a paróquia. SALDO - 1.512,50 euros

 

Mais um ano se passou e as ferias chegaram e os nossos familiares e amigos vêm matar saudades:

DO PAÍS: Sr Laurentino Cabral e família, Sr Alberto Viegas e sua filha D. Eduarda Viegas, D. Adelaide Lopes e família, D. Celina Cabral e família, Sr Damasceno Pinto e esposa, Sr Rogério Teles e família, D. Fátima C. Machado e marido, menina Sara B. Prazeres, menino Nuno Miguel, D. Carla Sofia Delgado e marido, D. Celeste Pais e marido, Dr. Gil Cabral e família, Sr Filipe F. Silva, D. Otilia Ferreira, Sr Mário Jorge Sena e família, sr Alcides Nunes, D. Lucila Cabral.

DO ESTRANGEIRO: D. Benilde Pais Costa e família, jovem Alice M' Viegas, Sr João Carlos Morais e esposa, Sr José S. Marques e esposa, Sr José O. Almeida e família, Sr Amândio Cabral, Sr António Peixoto e esposa, D. Isabel Viegas, D. Fátima Oliveira e família, Sr José M. Coelho e família, D. Lurdes F. Silva, Sr Celestino Pais e família, Sr José Carlos Cabral e família, Sr Miguel Angelo Ferreira e esposa, D. Cristina M. Ferreira Amaral e família, a Sr.a D. Alice Oliveira Pereira e marido e D. Aida Peixoto e família.

 

Foi passar algum tempo com os seus familiares em Alcobaça D. Benilde Ferreira

 

LANCHE CONVIVIO DE IDOSOS

No dia 11 de Julho realizou-se no nosso Centro de Dia um lanche convívio para idosos. Reuniram-se quatro dezenas de idosos. Houve a troca de lembranças, alguns cânticos antigos e um recheado lanche, oferecido pela Junta de Freguesia e levado a cargo pela nossa vice-presidente D. Teresa, a maior parte dos membros da direcção do nosso Centro, procurou explicar a cada um a possibilidade muito pr6xima da inauguração do nosso centro de dia.

De facto, a direcção ter-se reunido mensalmente e com muito esforço do nosso pároco, Padre Celestino, estão-se derrubando barreiras. Também já está agendado um passeio para esses mesmos idosos e outros.

São estas e outras iniciativas que levadas a efeito por todos quanto puderem colaborar com o nosso centro de dia será uma realidade muito em breve.

 

JULHO 2004

DO PAIS VIERAM: Sr António Eduardo dos Santos e esposa, Sr Paulo S. Martins e família e D. Gabriela Rodrigues e família.

DO ESTRANGEIRO: D. Emilia C. Dias e D. Maria Albina Morais. Naturais da nossa terra mas residentes no Brasil.

Estiveram entre nós as sobrinhas da Sr D. Clotilde Moraes da Costa, Maria Albina M. Cid, Maria Clemência Pires Moraes, Maria Nair do Patrocínio.

Pelo Hospital: Foi operado na Casa de Saúde de Viseu o Sr Rui Amaral. Desejamos rápidas melhoras.

JUNHO  2004

Estiveram entre n6s:

 DO PAÍS: D. Regina Pais, D. Isabel Rodrigues e marido, D. Luísa Albuquerque e família, Sr Paulo S. Martins e família, D. Belmira Rodrigues e família

DO Estrangeiro: Sr. Carlos Rebelo e família, jovem Ricardo B. Morais, Sr Mário Martins e esposa, Sr Mário Martins Nunes.

FORAM PARA 0 ESTRANGEIRO: Sr. Joaquim Oliveira, Sn Artur Andrade e esposa, D. Fernanda A. Cabral.

 

PELO HOSPITAL: Foi operado no Hospital de Viseu o Sr Mário Almeida.

Também foi operada a D. Leila Costa. Foi operado no Hospital de Espinho o Sr Carlos Alberto Matos. Muitas melhoras para todos.

 

FESTA DE SÃO JOÃO BAPTISTA

No dia 20 de Junho vai realizar-se a festa do nosso padroeiro. São mordomos Os Srs. Rui Pacheco Amaral, Bruno Cláudio Nunes e Joaquim Rodrigues. As senhoras Deolinda Dias Marques, Ana Cristina dos Santos e Darcília Oliveira, Os jovens Sandrina Cabral Marques e João Abrantes Morais.

Pela 1 h da tarde a Banda de Vila Cova dará a volta à povoação. As 2h será a missa cantada, seguida da procissão. Seguir-se-ão os jogos tradicionais e concerto da banda.

As 6:30h da tarde procissão da Senhora dos Rem6dios para a Sua Capela.

 

CONSELHO PASTORAL

No dia 9 de maio foi a reunião do Conselho Pastoral, tratando Os assuntos relativos á vida da paróquia.

 

CENTRO PAROQUIAL

A Direcção do Centro Paroquial está animada em promover actividades para os idosos da paróquia. Vamos todos dar as mãos.

Recebemos ultimamente: José Nunes da Silva (Br.) + 270,41 euros; anónima, 50 euros; D. Aldina Viegas, 45 euros; anónima, 112,50 euros; António Silva + 50 euros; família de Alberto C. Sena, 50 euros; anónima, 50 euros; Armando M. Costa (Br.), 70 euros; Mário Martins (USA), 50 euros; anónima, 100 euros; Damasceno Pinto, 20 euros; P. Delfim Cardoso, 150 euros; Alberto Cabral, 300 euros; Ant6nio Silva, 50 euros; Gabriel Marques, 100 euros; Aurélio Romeu, 49,79 euros; D. Alice Almeida Chaves, 200 euros.

Deus pague a todos com muito mais.

Pedimos desculpa do atraso na publicação.

 

MAIO  2004

Mais urna vez chegámos à Ressurreição do Senhor e corno tradição Ele passou pelas nossas casas com a Visita Pascal.

DO PAÍS: D. Celeste Carvalho, D. Belmira Dias Romão e família, Carla Sofia Marques Delgado C esposo, Sr João Dias Marques e familia, D. Anaclete Almeida, D. Adelaide do Couto e família, D. Otilia Ferreira, D. Celina Alegre e familia, D. Lucília Cabral, Sr Gil Cabral e família, D. Celina Cabral e família, Sr Luís Rodrigues e filho, D. Idalina Martins da Costa, D. Emilia Gomes e família, D. M.ª Fátima Machado e marido, D. Fátima Bernardino e familia, Sr Ant6nio Morais e esposa, Sr Mário Jorge Martins e familia.

DO ESTRANGEIRO: D. Lúcia Viegas Morais, D. Lurdes Ferreira Silva, Sr António Oliveira e esposa, a jovem Alice Maria Viegas, a jovem Susana Maria Viegas, D. Leila Costa, D. Ana Paula G. Martins e família.

Casamento - Celebrou-se no dial 7 de Abril na igreja Paroquial o casamento da jovem Susana Maria Viegas com o jovem Luís Miguel Sequeira. Parabéns e muitas felicidades para o novo casal.

 

Falecimento

Faleceu no lar de S. José o Sr José Pais Viegas. Paz à sua alma e os nossos sentimentos a toda a família.

Faleceu no Brasil depois de se encontrar muito doente a D. Estela D. Marques Peixoto. Filha da nossa terra, mas residente há muitos anos no Brasil. Paz à sua alma. Sentimentos aos seus filhos Carlos Alberto Dias Peixoto e Nelson Dias Peixoto.

AGRADECIMENTO

A família de José Pais Viegas agradece a todos os que se associaram à sua dor, tomando parte no funeral ou na missa de 7º dia.

 

 

ABRIL 2004

Do Pais: o Sr Carlos Almeida e família. O Sr Jorge A. Cerol e família.

Do Estrangeiro: 0 Sr Carlos Cabral e esposa e Sr António Cabral e esposa.

NO HOSPITAL: Esteve internado no Hospital de Viseu o Sr. José L. Cabral. Desejamos muitas melhoras.

 

 

MARÇO 2004

Leilão do Senhor do Arco  

No dia 25 de Janeiro Póvoa de Cervães esteve animada mais urna vez com o leilão do Senhor do Arco. Foi animado pelo Rancho de Santo Amaro.

 

Continuam a visitar os seus familiares e amigos:

 

DO PAÍS: D. Maria de Fátima C. Machado e marido; D. Carla Sofia Delgado e marido.

 

DO ESTRANGEIRO: Para a Suíça foi o jovem Ricardo B. Morais.

 

NO HOSPITAL - Esteve internado no Hospital de Viseu onde foi operado o Sr Ant6nio Dias Marques. Desejamos rápidas melhoras.

 

CATEQUISTAS - No dia 1 de Fevereiro houve reunião de catequistas para revisão das actividades e formação das catequistas.

 

FALECIMENTO - Faleceu a senhora Alice B. de Sena. Para os seus filhos as nossas condolências. Paz a sua alma.

 

 

Senhor do Arco

Final de Janeiro, segundo testemunho de alguns nonagenários, felizmente ainda alguns gozando de boa saúde na nossa terra, sempre participaram da festa do Senhor do Arco, das chouriças ou do cambeiro, como é conhecida em todas as redondezas. Ninguém se lembra do inicio deste evento, o que Ihe confere o status de urna festa realmente centenária. Com altos e baixos, como tudo na vida. Já conheceu tempos de grandes arraiais e tarnbém de simples cambeiro. O que realmente sempre motivou esta festa foi a angariação de fundos para a igreja e essa necessidade actualmente é premente.

o Leilão das chouriças é o grande chamariz, e com isso, além-fronteiras já chegou a fama. E muito bom ver nesse dia a nossa terra cheia de visitantes, onde até S. Pedro sempre dá umas tréguas ao inverno.

o Carlos Claro cumpria o seu dever com a mestria de um bom fogueteiro; o Manuel Dias Marques, com a experiência de um veterano, levou a bom bordo urna tarefa, por vezes complicada de leiloar tudo o que proveio da recolha dos voluntários através de todas as ruas da povoação; Os forasteiros aqueceram o leilão, onde as chouriças lideraram as delicias dos arrematadores.

Sem melindres, porque todos foram muito generosos, não podemos esquecer a cesta recheada de morcelas, farinheiras e chouriças oferecidas pela conterrânea Adelaide Couto, que, com o seu negócio fixado em Celorico da Beira nunca esqueceu este dia. São estes e tantos outros gestos generosos que fazem com que toda a povoação se mobilize nesse dia, orientados pelos mordomos, num esforço comum para o êxito de um evento que se perpetuará através das gerações

Receita total - 1.859,88 euros

Despesas 386,80 euros

Saldo 1.473,08 euros

Associação Cultural e Recreativa Cervanense angariou 590,69 euros, Junta de Freguesia 96,37 euros. Obrigado a todos.

CENTRO PAROQUIAL - Em ordem a podermos pôr a funcionar Centro de Dia para idosos foi constituída uma direcção para o Centro Paroquial, criado já em 1984 e reconhecido no Governo Civil de Viseu:

Direcção:

Presidente - Pároco

Vice-Presidente - D. Teresa Albuquerque Martins

Secretário - Dr. Ant6nio da Costa Martins

Tesoureiro - Joaquim Cabral

Conselho Fiscal: Joaquim Cardoso da Silva, Prof. Ana Maria B. de Sena, Carlos Alberto Rodrigues dos Santos.

 

CEIA DE NATAL

Despesas:526,31 euros

Talher: 40, 00 euros

Pratos: 75,00 euros

Receita:675,00 euros

 

Ofertas para pratos e talheres:

10,00 euros J. Cabral

12,00 euros D. Aurora

15,00 euros D. Ascenção

90,00 euros Junta de Freguesia

 

TOTAL: 792,00 euros

SALDO: 150,69 euros

 

FEVEREIRO 2004

CELABRAÇÃO DO NATAL – Mais uma vez tivemos missa da meia noite com os cantos dos pastores.

No dia 20 realizou-se a Ceia de Natal da paróquia com muita participação e um sarau dos jovens.

NO HOSPITAL - Devido a uma queimadura tem passado mal a D. América Sena. Também se queimou o Sr. Joaquim Cabral. Esteve internada no Hospital de Viseu, a fazer exames clínicos, a D. Olivia Rodrigues. Também esteve internado no Hospital a fazer exames o Sr. António Dias Marques

Desejamos a todos rápidas melhoras.

NA MATERNIDADE - No dia 5 de Janeiro nasceu na Maternidade de Viseu um menino, filho do Sr Tiago Gonçalves e D. Estela Marques. Parabéns para os pais e felicidades para o novo rebento

Têm passado mal a D. Aurora Marques, Aurora Dias e a D. Zíta Lopes Para estes doentes que o Senhor chegue para ao pé deles.

Foi operado no Hospital de Viseu o menino Tomás Almeida. As melhoras.

 

SENHOR DO ARCO: No dia 25 é a festa do Senhor do Arco. Está programado um cortejo de ofertas e a participação do Rancho de Santo Amaro.

Constituem a comissão: Dr. António da Costa D. Martins, Prof. Luís Mendes, Joaquim Ferreira da Costa e João Cardoso Dias.

 

Movimento Demográfico

Baptizados 1

Casamentos 1

Óbitos 3

 

Mais um ano festejamos a vinda do Salvador. Natal é tempo de paz, união com o próximo.

Tivemos entre nós:

DO PAIS: João D. Marques e família, Luís Rodrigues, Dr. Gil Cabral e família, D. Adelaide Couto Costa e família, D. Eva Morais Cerol e família, D. Lucilia Cabral, D. Celina Cabral e marido, António H. Santos e família, Rolando Cabral e esposa, Paulo Sena Martins e família, Mário Jorge Martins e família, António Tavares e família, D. Emilia Gomes e família, Laurentino Cabral e família, António Morais e família, Mário Carvalho e família, Rogério Teles e família, Filipe F. Silva e esposa, D. Benilde F. Silva e marido.

Foram passar as Festas Natalícias com seus familiares a D. Clementina da Ascenção e o Sr. António Gabriel Rodrigues.

DO ESTRANGEIRO: a jovem Susana Viegas, jovem Alice Viegas, D. Lúcia Viegas e Sr. Carlos Cabral e esposa.

Foram passar o Natal com seus familiares: D. Aurora Pais e marido, Sr Artur Andrade e esposa, jovem Luís Carlos Rebelo e o jovem Nelson Filipe Rebelo, D. Lurdes Viegas Teles e marido.

 
 

Envie um Email para  povoacervaes@gmail.com  com questões, comentários e material, ajude-nos a construir esta página.

 2003 Póvoa de Cervães